sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Performance: "Viagem à boca do lixo"

Felipe Neves
Danilo Sevali

MEMORIAL DESCRITIVO


Abstract

Performance: "Viagem à boca do lixo"

Execução ao vivo de um remix de imagens relacionadas ao universo cinematográfico da rua do Triunfo em São Paulo, movimento que ficou conhecido como "Boca do Lixo". Manipulação de áudio e construção sonora em conjunto com a projeção de vídeo, criará relações com diversas obras deste movimento junto com imagens contemporâneas dos mesmos espaços e "astros" daquele período.
Palavras chaves: arte contemporânea, performance, life image, cinema, boca do lixo



"Viagem à boca do lixo"

A princípio, a proposta do projeto era trabalhar com imagens cinematográficas de um período da cinematografia brasileira. Começamos a pesquisa dos filmes e encontramos dificuldades em diferenciar o cinema marginal das pornôs-chanchadas, ambos gêneros produzidos nas mediações da rua do triunfo conhecida como Boca do Lixo. Outra dificuldade foi encontrar os filmes do movimento, tendo acesso somente a 4 títulos do cinema marginal, a partir do relançamento em DVD (todos disponíveis na videoteca do Itaú Cultural Paulista, em São Paulo). São eles:

1. BANG BANG, de Andréa Tonacci
2. SEM ESSA, ARANHA, de Rogério Sganzela
3. OS MONSTROS DE BABALOO, de Elyseu Visconti
4. METEORANGO KID, de André Luiz Oliveira

Além desses, também utilizamos como referencial o documentário BOCADOLIXOCINEMA ou FESTA NA BOCA, do documentarista Ozualdo Candeias, e O Bandido da Luz Vermelha, do diretor Rogério Sganzela.
Apesar das restrições, decidimos continuar com o projeto, mas tivemos que abandonar a idéia de produzir imagens contemporâneas dos locais de gravações dos filmes por causa de tempo e verba, alterando um pouco a proposta inicial do trabalho, mas não anulando-a, conservando na força da expressão do movimento da Boca do Lixo nossa proposta.
Então partimos para a fase prática de estruturação do trabalho. Para o remix de imagens que propomos, procuramos um software que permitisse a manipulação de imagens e som ao vivo, podendo ser utilizado tanto na plataforma PC quanto Macintosh. Acabamos optando pelo Modul8 no Macintosh e aprendemos a manipulá-lo a partir da leitura de manuais e vídeos demonstrativos no youtube.
Quanto à trilha sonora da intervenção – que acreditamos ser parte fundamental do trabalho e seu sentido, escolhemos uma trilha do músico paulista Mauricio Takara. que apresenta um projeto marcado pela música eletrônica experimental, o jazz, o rock e a música brasileira.
Pelo tempo restrito da apresentação e a grande quantidade de imagens que tínhamos como referência, decidimos afunilar nossa proposta em imagens apenas do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzela e do documentário BOCADOLIXOCINEMA, revisitando estas obras e propondo, através dela, outras relações e leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário